MAPA inicia participação na COP30 com agenda focada em Agronegócio Sustentável
![]() |
| Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na COP30. |
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) iniciou-se nesta segunda-feira (10) e se estenderá até o dia 21 de novembro, em Belém, capital paraense. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) marca sua presença de forma integrada, pronto para debater e apresentar suas iniciativas voltadas a um agronegócio mais sustentável.
O Ministério contará com uma programação abrangente, distribuída pelas três principais áreas da Conferência: a Blue Zone, a Green Zone e a AgriZone.
Agenda plural e estratégica
A participação do MAPA demonstra o papel central da agricultura nas discussões climáticas globais. Logo no início, a agenda já destacou o lançamento da RAIZ (Resilient Agriculture Investment for Net Zero Land Degradation) como um dos eventos de maior relevância na Blue Zone. A RAIZ é uma iniciativa criada para promover soluções viáveis na recuperação de áreas agrícolas degradadas.
Além dos debates oficiais nas áreas centrais, o MAPA é um dos organizadores da AgriZone, a Casa da Agricultura Sustentável. Localizada na área da Embrapa Amazônia Oriental, a AgriZone abrirá suas portas todos os dias, das 10h às 18h, oferecendo uma programação plural com 378 atividades técnicas, vitrines vivas de protocolos de baixo carbono e mostras de tecnologias sociais, reforçando o compromisso com a pesquisa e a inovação para a sustentabilidade.
A presença do MAPA nessas diferentes zonas reafirma seu objetivo de integrar o setor produtivo às soluções globais para os desafios do clima.

Comentários
Postar um comentário